segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alanis Morissette - Jagged Little Pill


A porta aberta para as mulheres roqueiras dos anos 90 que não queriam se juntar às raivosas riot grrrl e apenas exorcizar seus dramas relacionados aos homens em paz rendeu enorme sucesso à canadense Alanis Morissette. Jagged Little Pill foi seu primeiro álbum lançado internacionalmente, e a mistura da extraordinária voz da cantora com letras confessionais, somadas ao rock alternativo que imperava na época, renderam-lhe inúmeros prêmios e o álbum foi simplesmente o mais vendido da década de 1990 (um feito invejável, já que temos na mesma época a febre que foi Nevermind, do Nirvana).

O que possa explicar esse sucesso talvez seja a sinceridade e os temas das letras: todas as mulheres do mundo já quiseram, querem ou quererão dizer "are you thinking of me when you fuck her?" para um ex-namorado canalha. Rotulado como "rock terapêutico" por alguns críticos equivocados, para mim leva o título de álbum confessional. Temos desde os momentos de revolta em "You Oughta Know" até faixas comoventes como "Perfect" e "Head Over Feet". Mas, do título de rock terapêutico, só temos "You Learn", que pode ser tomada como uma lição de vida a qualquer um que esteja se perguntando para que tanto sofrimento, num ritmo gostoso, sem aquele clima de "mãe falando para um filho", mas como um conselho de quem já viveu.

Para comemorar os 10 anos do álbum, em 2005, Alanis lançou uma versão acústica, que vale muito a pena ser escutada. Para todas as mulheres (e alguns homens também, por que não?), Jagged é um álbum fácil de se identificar e fácil de escutar.
Postado Por: Cathy

Alanis Morissette - Jagged Little Pill

#Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Um comentário:

  1. mesmo não se encaixando no meu gosto musical favorito, confesso que é bom mesmo.

    ResponderExcluir

# Compartilhe

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mais lido (mês)

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates