segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Backyard Babies


Continuando a minha paixão por bandas oriundas da Suécia, hoje eu vou falar de uma das melhores bandas de lá, o Backyard Babies. O grupo foi formado em 1987, e talvez alguns leitores do blog já tenham ouvido uma música deles, mesmo que não saiba - "Minus Celsius", do disco Stockholm Syndrome de 2003, está presente no jogo Guitar Hero III: Legends of Rock, na lista de músicas bônus, e é possível fazer o download de "Degenerated"(de Backyard Babies, 2008) para o Guitar Hero World Tour.

O grupo é formado por Nicke Borg nos vocais e guitarra base, Andreas "Dregen" Svensson na guitarra solo e backing vocals, Johan Blomqvist no baixo e Peder Carlsson na bateria, porém Nicke só assumiu seu lugar na banda em 1989 - quem ocupava seu lugar antes era Tobias "Tobbe" Fisch. O estilo deles é frequentemente descrito como punk rock, mas na minha opinião é mais do que isso. As músicas são rápidas e enérgicas, como no punk rock, mas os riffs, batidas e backing vocals são puxados do hard rock. O resultado é um rock n' roll de excelente qualidade, que serviu de influência para as inúmeras bandas de sleaze rock espalhadas pelo mundo inteiro - a diferença é que esses acrescentaram as roupas e alguns elementos do hard rock oitentista ao seu som, como o vocal mais agudo.

Nicke canta de um jeito mais puxado para o punk rock. As melodias são pesadas, mas ao mesmo tempo são muito contagiantes - basta ouvir o sucesso "Minus Celsius" para ter uma noção da proposta deles. O último disco lançado é o homônimo Backyard Babies, de 2008 - desde então, correm rumores do fim da banda. O que é uma pena, porque eu realmente acho que os fãs de rock brasileiros iriam gostar do som do grupo.

O guitarrista Dregen também foi membro do grupo The Hellacopters (que acabou em 2008), que segue a mesma linha punk/hard rock do BYB; e do Supershit 666, que contava com Ginger do Wildhearts na bateria, Nicke Andersson (Hellacopters) no vocal e o produtor sueco Thomas Skogsberg no baixo.

Disco recomendado: meu preferido é Stockholm Syndrome (2003), mas você também pode procurar por todos eles - Diesel & Power (1994); Total 13 (1998); Making Enemies is Good (2001); People Like People Like People Like Us (2006) e Backyard Babies (2008).

Por @Cathydiet
Postado Por: Cathy

Backyard Babies

#Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

2 comentários:

  1. nossa, tem que conhecer MUITO POUCO de hellacopters pra falar que eles tem a mesma pegada de backyard babies.

    e tem que conhecer muito pouco de música pra fazer um artigo tão raso sobre byb.

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser um troll muito corajoso pra trollar o post sem nem mesmo falar o seu próprio nome! ¬¬' aff

    ResponderExcluir

# Compartilhe

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mais lido (mês)

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates